3 Técnicas Para Aprender Inglês Mais Rápido (de acordo com a ciência)

O campo de pesquisa científica relacionado a aprendizado de idiomas tem crescido muito nos últimos anos. Algumas estratégias são muito importantes e agora vamos explorar 3 técnicas para aprender inglês mais rápido

1) Escute bastante inglês

O que a ciência comprova: 

Os cientistas têm um termo para uma das principais maneiras de aprendizado de idiomas: unconscious ou implicit language learning. Este tipo de aprendizado acontece quando não estamos tentando aprender. Quando não estamos prestando atenção.

Pesquisas provam que até quando estamos dormindo podemos aprender. E quando estamos acordados, tentando lembrar palavras, temos aqueles momentos “déjà vu”. Sabemos que já escutamos a palavra, mas não lembrando onde.

Imagine quantas horas os bebês escutam uma língua até conseguir reproduzir sons. E funciona muito bem, não?

O que você pode fazer:

Não há segredos aqui. Quanto mais tempo você escutar inglês, mais rápido aprenderá o idioma.

Carregue os seus fones de ouvido, e escute inglês sempre que puder. Músicas funcionam? Sim, tudo ajuda. Mas o melhor é ouvir conversas.

Então, baixe podcasts (entrevistas são ótimas) de seus atores favoritos, ou qualquer pessoa que você goste de acompanhar. Deixe estes áudios organizados no seu celular, assim sempre que surgir uma oportunidade, você poderá escutar um pouco. Seja no carro, no ônibus, caminhando, esperando alguém, etc.

Com o passar do tempo, o seu “listening” ficará cada vez mais afiado. E o melhor, você “treinar” ouvindo coisas divertidas. Tem coisa melhor?

2) A informação visual é mais facilmente memorizada

O que a ciência comprova: 

Fala-se muito que aproximadamente metade do cérebro está relacionada ao processamento de informações visuais. Pesquisas recentes descobriram que aproximadamente 30% do córtex está dedicado ao processamento destas informações visuais. Bastante, certo?

Outra descoberta muito interessante é que nós tratamos textos como imagens. Isso é muito importante! Perceba: você está lendo este parágrafo e o seu cérebro está interpretando cada letra como imagem. Isso significa que processamos um texto muito mais lentamente do que uma figura. E esta percepção é chave na hora de saber como estudar.

O que você pode fazer:

Faça flash cards com imagens para memorizar vocabulário, regras gramaticais, fórmulas, etc. Adicione fotos, imagens, desenhos aos texto que você está estudando.

Use cores, marque o texto, faça diagramas, tudo que for possível para o texto ter um maior impacto visual.

3) Testes frequentes

O que a ciência comprova: 

Testes frequentes aumentam significativamente a retenção de conteúdos novos. Existem duas teorias comprovadas:

  1. Os testes melhoram a retenção porque ativam processos mentaisque colocam em uso suas memórias de longo prazo;
  2. Reforçam a memorização destes conteúdos através de umamelhor organização do conteúdo em nossas mentes, facilitando, posteriormente, a lembrança destas informações.

O que você pode fazer:

Crie pequenos testes para ver o quanto lembra do conteúdo nos dias e semanas seguintes ao aprendizado. Isso lhe fará assimilar e reforçar a memorização pois você não será mais um ator passivo no processo. Faz muita diferença.

Boa sorte e até a próxima dica!

Miguel

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *